Guia de transporte manual no OranGest

Guia de transporte manual no OranGest
  • Tutoriais

Para criar guias de transporte para posterior comunicação à AT no 'site e-fatura' basta:

 

1 – Clicar no botão ‘Guias’ e depois clicar em ‘Lista Rápida de Documentos Guias’, ou, se desejar criar uma nova, clique em ‘(GTC) GUIA DE TRANSPORTE’.


2 – Criar a Guia de Transporte preenchendo o cabeçalho do documento e os campos: 'Local de Carga', 'Local de Descarga', 'Expedição', 'Viatura' e 'Data/Hora', dentro do separador ‘Outros Dados’.


Para colocar informações pré-definidas de modo a inserir as mesmas nos campos de 'Local de Carga', 'Local de Descarga', 'Expedição', basta clicar no '#' que se encontra do lado direito em qualquer um dos campos e posteriormente inserir o que pretende. 

Para inserir, basta clicar em ‘Inserir’ e quando terminar, clicar em ‘Guardar’. As informações ficam automaticamente guardadas e prontas a inserir futuramente em qualquer um dos campos mencionados anteriormente. 


3 – Depois terá de aceder Lista Rápida de Documentos Guias, de forma a criar o ficheiro xml para submissão na AT. 

Para tal, basta clicar na seta que se encontra do lado direito do botão ‘Guias’ e depois clicar em ‘Lista Rápida de Documentos de Guias’.


4 – Quando estiver no ecrã de Lista Rápida / Guias Clientes terá de clicar no botão 'Exportar para Ficheiro SAF-T' (1) e selecionar 'Gerar SAF-T com Selecionados' (criação do ficheiro para as guias selecionadas), para selecionar mais do que uma guia deve clicar no botão 'CTRL' do seu teclado e em simultâneo com o cursor clicar sobre as guias que pretende selecionar, ou 'Gerar SAF-T com Todos' (criação do ficheiro para todas as guias presentes na lista).


5 – Após o passo anterior surge a mensagem 'O ficheiro foi gerado com n documentos!', sendo 'n' o número de documentos que se encontram no ficheiro. É então aberta a pasta onde foi guardado o ficheiro 'xml' gerado. De seguida é necessário ir ao site da AT (Autoridade Tributária).


6 – Quando terminar no site da AT retorne ao programa. Para que apareça o código atribuído pela Autoridade Tributária na Guia de Transporte, terá de aceder à Lista Rápida de Documentos Guias (explicado anteriormente no Ponto 3), clicar no botão 'Exportar para Ficheiro SAF-T' (1) e selecionar 'Importar Resultados da AT' (2), devendo selecionar o ficheiro de validação em 'xml', da Autoridade Tributária.


Poderá verificar no separador 'Diversos', presente no Cabeçalho do Documento da Guia de Transporte, que o campo 'Código de Transporte' se encontra devidamente preenchido.


Nota: Nas versões Pro, Elite, Vet, Obras e Rest total, não necessita de fazer o processo manualmente no website 'e-fatura', uma vez que a aplicação permite a comunicação direta através do Web Service da AT.


Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Obrigado.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt