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A importância da organização

  • Dicas

Além de ser importante ter o seu tempo e vida organizada, também é importante manter no seu negócio, os documentos e ficheiros sob controlo. Ter tudo em ordem e organizado, de modo a conseguir encontrar a informação que necessita quando precisa, pode poupar-lhe muito tempo. Neste sentido, vamos apresentar algumas sugestões:


·        Comprometimento. Comprometa-se consigo próprio e dedique tempo a organizar-se. Crie ficheiros no computador para arquivar todos os documentos relativos à gestão da organização e aposte num sistema similar ao e-mail, com diferentes pastas consoante as suas necessidades.


·        Organização. Organize os documentos por categorias e subcategorias: orçamento, despesas, impostos, receitas, donativos, planeamento, marketing, ações de promoção/media, colaboradores, acordos/parcerias, etc. Também pode ser útil ter pastas com temas como: 'Fazer', 'Ler', 'A aguardar resposta', 'Ponderar', 'Ideias'. De igual modo, mantenha as suas pastas/dossiês e armários bem organizados. 

       

·       Organize o seu escritório tão bem como o seu tempo. Utilize listas para manter o foco e no rumo que traçou. A única coisa universal no que toca à organização, é a necessidade de a manter numa base regular. Não se trata de uma atividade anual nem mesmo mensal. “A organização é algo que deve manter diariamente”, frisa a revista de empreendedorismo Entrepreneur.

Lembre-se que estar organizado é um processo no qual deve trabalhar continuamente. “Despender hoje algum tempo a organizar-se poupar-lhe-á centenas de horas no futuro”.


Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Obrigado.


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