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A importância da organização

  • Dicas

Além de ser importante ter o seu tempo e vida organizados, também é importante manter no seu negócio, os documentos e ficheiros sob controlo. Ter tudo em ordem e organizado, de modo a conseguir encontrar a informação que necessita quando precisa, pode poupar-lhe muito tempo. Neste sentido, vamos apresentar algumas sugestões:

·        Comprometimento. Comprometa-se consigo próprio e dedique tempo a organizar-se. Crie ficheiros no computador para arquivar todos os documentos relativos à gestão da organização e aposte num sistema similar no e-mail, com diferentes pastas consoante as suas necessidades.

·        Organização. Organize os documentos por categorias e subcategorias: orçamento, despesas, impostos, receitas, donativos, planeamento, marketing, acções de promoção/media, colaboradores, acordos/parcerias, etc. Também pode ser útil ter pastas com temas como: Fazer, Ler, A aguardar resposta, Ponderar, Ideias. De igual modo, mantenha os seus dossiers e armários bem organizados.        

·       Organize o seu escritório tão bem como o seu tempo. Utilize listas para manter o foco e no rumo que traçou. A única coisa universal no que respeita a organização é a necessidade de a manter numa base regular. Não se trata de uma atividade anual nem mesmo mensal. “A organização é algo que deve manter diariamente”, frisa a revista de empreendedorismo Entrepreneur.

Lembre-se que estar organizado é um processo no qual deve trabalhar continuamente. “Despender hoje algum tempo a organizar-se poupar-lhe-á centenas de horas no futuro”.