Como proteger a sua empresa dos perigos da Internet

Como proteger a sua empresa dos perigos da Internet

Formas de proteger a sua empresa dos perigos da Internet

No dia 8 de fevereiro comemora-se o Dia da Internet Mais Segura. Esta data é assinalada com o intuito de promover a segurança tanto das pessoas como das empresas relativamente aos perigos a que estão expostos ao utilizar a Internet. Tendo este objetivo em vista, partilhamos consigo 6 dicas para conseguir proteger a sua empresa contra as ameaças provenientes do uso da Internet.

1.     Apostar em pacotes de segurança

Optar por um bom antivírus é um dos passos iniciais que qualquer empresa deve seguir para se manter livre das ameaças da Internet. Hoje em dia as técnicas de invasão e malwares estão cada vez mais avançadas, quer isto dizer que perigos como a recolha de dados confidenciais da empresa, são cada vez mais recorrentes. Assim sendo, qualquer empresa deve investir num antivírus forte que a proteja dos inúmeros riscos a que possa estar exposta graças ao uso da Internet.

2.     Realizar cópias de segurança

Fazer cópias de segurança com regularidade é um procedimento que deve ser implementado em qualquer empresa, isto porque é uma forma de proteger a sua empresa, especialmente de ataques informáticos. Além disso, ao realizar backups está a prevenir-se contra a perda total de certos dados fulcrais para a empresa, sem as cópias de segurança, esta perda pode mesmo levar ao fim do negócio.


3.     Utilizar softwares originais

Para além dos softwares originais, como o OranGest, oferecerem um constante suporte técnico, asseguram também a proteção de dados confidenciais da sua empresa, evitando futuros problemas graves que poderão levar à perda de dinheiro.

4.     Atualizar softwares e sistemas operativos

A constante atualização dos softwares e sistemas operativos utilizados pela empresa é fundamental para que falhas de segurança possam ser corrigidas ou até mesmo para melhorar o desempenho dos mesmos. Esta prática fará com que a empresa esteja mais segura, uma vez que a probabilidade de aceder a dados confidenciais ou executar outro tipo de ameaça torna-se muito reduzida.


5.     Recorrer à criptografia

Mesmo concretizando todas as dicas mencionadas anteriormente, existe sempre uma pequena hipótese de alguém exterior à empresa aceder aos dados confidenciais da mesma. É, por isso, crucial criptografá-los para que apenas pessoas com acesso autorizado consigam decifrar os dados. Esta prática deve ser utilizada especialmente em dispositivos externos como pen drives ou discos externos.


6.     Escolher senhas fortes

Uma dica básica, mas que deve ser referida, é a utilização de palavras-passe fortes. Se escolher uma senha previsível, de nada serve tomar todas as providências mencionadas anteriormente, pois qualquer pessoa poderá aceder a informações confidenciais da empresa sem qualquer problema.

A equipa da Magnisoft espera que estas dicas tenham sido úteis e que ajudem a sua empresa a manter-se livre dos perigos da Internet e a preservar os seus dados confidenciais, para que o seu negócio seja mais eficiente.