Conheça 8 mitos associados ao serviço Cloud

Conheça 8 mitos associados ao serviço Cloud
  • Dicas


Conheça 8 mitos associados ao serviço Cloud


1.     Desconhecer o que é uma cloud:

Então, o que é exatamente a cloud? Em seu nível intrínseco, a cloud é uma coleção de computadores, servidores e bancos de dados que são conectados de uma maneira em que os utilizadores podem conceder acesso para partilhar o seu poder combinado. É um conjunto de tecnologias de infraestrutura muito complexas que mantêm os seus dados seguros.


2.      A cloud não é segura:

Os serviços de cloud são mais seguros do que a maioria das infraestruturas tradicionais. Em vez de ser responsável pela segurança dos seus dados, com a cloud, ganha-se uma equipa de especialistas dedicados a proteger os seus dados e a impedir todos os tipos de problemas. Além disso, existe uma segurança adicional dos serviços de backup e recuperação, caso algo aconteça.


3.      A cloud funciona sozinha:

Na cloud, tudo pode ser automatizado, mas mesmo assim ainda serão necessárias pessoas com experiência e entendimento para gerir as ferramentas envolvidas.


4.     Migrar para a cloud é difícil e complexo:

Isso é principalmente falso. A migração para uma infraestrutura em cloud permite muitas coisas, incluindo compatibilidade (software) e consistência, acesso a uma gama mais ampla de serviços (de outras empresas e tecnologias) e acesso ao seu produto a partir de uma base mais ampla (funcionário e Cliente).


5.      A cloud é uma nova tecnologia:

Apesar das impressionantes avaliações de mercado, muitos ainda consideram a cloud uma nova tecnologia, algo para o futuro que ainda está em processo de maturação e precisa de ser aprimorado. É quase como se a cloud tivesse sido vítima do seu próprio sucesso, e esse crescimento e entusiasmo tão rápidos levaram muitos a acreditar que ela terá vida curta e será substituída pela 'melhor solução seguinte'. Na realidade, a cloud tem sido otimizada ao longo dos anos.


6.      A cloud é muito cara:

Rotular os serviços em Cloud como uma opção cara é uma generalização. Isso não quer dizer que não será mais caro, mas depende de vários fatores e deve sempre ser comparado ao desempenho. Os serviços em cloud geralmente são entregues a um modelo baseado no uso, oferecendo várias soluções que se tornam económicas a longo prazo. Qualquer investimento inicial na infraestrutura necessária é removido e o custo de manutenção e atualização desses recursos pode, dependendo do modelo e provedor da cloud que for escolhido, também ser eliminado.


7.      Existe apenas uma cloud:

Muitas pessoas falam sobre “mudar para a cloud” como se fosse um lugar singular, mas essa mentalidade não poderia estar mais longe da realidade. As tecnologias de processamento em cloud abrangem muitas clouds. Algumas delas são públicas, enquanto outras são privadas. Elas podem-se ligar ou ser completamente separadas. Em vez de pensar na “cloud” como um local, pode ser útil pensar nela como uma tecnologia que ajuda a gerir melhor os dados e aceder mais facilmente aos aplicativos.


8.      Qualquer utilizador tem acesso às informações:

Isso é um mito da tecnologia em cloud sem fundamento. O serviço protege os dados de forma complexa com o uso de ferramentas que criam barreiras eletrónicas. Nesse caso, apenas pessoas autorizadas podem ter acesso às informações. A somar a isso, o gestor pode limitar o nível de acesso de cada utilizador mediante o uso do login e password. Para partilhar determinada informação que está bloqueada, por exemplo, será necessário enviar uma autorização para a outra pessoa. Sendo assim, existe uma maior proteção contra ciberataques e acessos indevidos, é um serviço de ponta que garante mais agilidade nas operações.


software OranGest, desenvolvido pela Magnisoft, ajuda diariamente milhares de empresas a aumentar a sua produtividade e gestão económica. ✅


Esperemos que tenha gostado do nosso artigo e fique atento para mais novidades!

Votos de Negócios + Eficientes