O nosso blog

Soluções para melhorar a produtividade no local de trabalho durante os meses de verão

  • Dicas


Soluções para melhorar a produtividade no local de trabalho durante os meses de verão

Seja qual for a estação do ano, o clima pode ter um efeito maciço nos níveis de produtividade da equipa. Por exemplo, certos estudos mostram que o clima quente pode ter um efeito adverso nos níveis de produtividade dos funcionários até 20% e aumentar a distração em 45%. Isso pode significar que, à medida que as temperaturas aumentam, as empresas podem esperar uma queda na produção durante o verão. Para combater isso é essencial adaptar o ambiente de trabalho para que os funcionários se sintam mais confortáveis. Há vários fatores que podem afetar a moral dos funcionários e a ética do trabalho nos meses mais quentes, por isso é útil conhecê-los e priorizar adequadamente.


1.      Verifique se os líquidos estão disponíveis para a sua equipa

Nos meses de verão, a desidratação tende a ser mais comum devido às altas temperaturas que fazem as pessoas perderem mais líquidos através do suor. Uma das melhores e mais fáceis maneiras de solucionar esse problema é manter os funcionários bem hidratados e oferecer fácil acesso a água e bebidas frescas. Mesmo que seja apenas uma fonte de água, é importante que a sua equipa tenha uma maneira de se manter hidratada durante o dia e seja lembrada a fazê-lo.


2.      Monitorize cuidadosamente o tempo gasto ao ar livre ou em áreas quentes

Quando os funcionários estiverem a trabalhar em condições quentes, é necessário prestar atenção ao tempo que eles têm permissão para trabalhar sem interrupções. Durante o verão, é inteligente permitir que os seus funcionários façam pausas com mais frequência, para que não se esforcem demasiado ao tentar lidar com as responsabilidades do local de trabalho. Períodos mais frequentes, porém, mais curtos, de trabalho com calor são melhores que períodos menores, porém mais longos. Idealmente, a sua equipa terá a oportunidade de descansar em um local com ar-condicionado ou pelo menos com uma sombra que ofereça exposição à brisa.


3.      Permita que a sua equipa tenha dias livres

Uma das maiores distrações que leva a uma queda na produtividade durante o verão são as atividades familiares. Os funcionários têm os filhos em casa durante o verão e muitos estarão ansiosos para chegar a casa e passar algum tempo aproveitando o clima mais quente com os seus entes queridos. Para minimizar essa distração, verifique se você está preparado para fornecer um tempo apropriado para sua força de trabalho. Toda a gente precisa de um tempo fora do trabalho para recarregar energias: os funcionários que tiram férias durante o verão geralmente voltam mais descansados e recarregados para o trabalho. Planear com antecedência isso faz com que a produtividade da sua empresa permaneça alta na ausência deles permitindo a produtividade padrão, mesmo com pedidos de folga dos funcionários nos meses de verão.


4.      Quebre a rotina

Dias longos e calor intenso podem tornar as tarefas monótonas ainda mais difíceis no verão. Para combater isso, os supervisores deverão fazer tudo o que puderem para mudar as coisas. Se isso significa alternar horários de trabalho entre funcionários, incorporar novas técnicas nos processos de trabalho ou simplesmente realizar um evento de união de equipa após o trabalho, é uma boa ideia e ajudará a manter a sua equipa envolvida e produtiva.


5.      Aumentar o fluxo de ar

É ótimo ter um sistema de ar-condicionado forte, mas bombear ar fresco não fará o suficiente por si só para manter todas as instalações em uma temperatura aceitável. Em alguns casos, o ar-condicionado não é viável em certos ritmos de trabalho. Independentemente da solução de refrigeração, os gestores precisam garantir que haja ventilação adequada para manter o ar fresco para todos. Caso contrário, você terá diferentes zonas de temperatura, e os funcionários que estiverem nas zonas mais quentes poderão ficar desconfortáveis e sofrer com a diminuição da produtividade.

O verão é uma ótima estação do ano, mas para a qual os gestores devem estar preparados. Os gestores têm a responsabilidade de garantir a saúde e a segurança de seus funcionários no local de trabalho. Ao garantir que os seus funcionários não sejam afetados adversamente pelas variações típicas de temperatura no verão, os gestores não estão apenas a cumprir as regulamentações necessárias, mas também a manter a produtividade da sua equipa.


software OranGest, desenvolvido pela Magnisoft, ajuda diariamente milhares de empresas a aumentar a sua produtividade e gestão económica. ✅


Esperemos que tenha gostado do nosso artigo e fique atento para mais novidades!

Votos de Negócios + Eficientes