Porque deve realizar Cópias de Segurança com regularidade?

Porque deve realizar Cópias de Segurança com regularidade?

A importância de fazer cópias de segurança com regularidade

Hoje, dia 31 de março, celebra-se o Dia Mundial do Backup. De forma a assinalar esta data, partilhamos consigo quatro razões pelas quais deve realizar backups com regularidade, mas antes explicamos o que é um backup.

O que é um backup?

Um backup é uma cópia de segurança de dados que estão guardados em dispositivos eletrónicos como o telemóvel, computador, tablet, entre outos. Destes arquivos podem constar informações mais relevantes, como dados dos clientes ou dados relativos a contas bancárias, ou informações não tão relevantes como imagens ou vídeos pessoais.

Porque deve fazer backups com regularidade?

  1. Ataques informáticos/Vírus: Nos dias que correm estas situações são cada vez mais recorrentes, já assistimos este ano a ataques informáticos a duas grandes empresas, a Vodafone e a Germano de Sousa. Para salvaguardar o seu negócio destas situações, deve realizar cópias de segurança dos arquivos.
  2. Roubo ou perda dos dispositivos eletrónicos: São situações imprevisíveis, mas que podem acontecer a qualquer um de nós. Assim sendo, a única forma de não perder todas as informações guardadas no dispositivo roubado, é realizando cópias de segurança.
  3. Avaria dos dispositivos eletrónicos: Por vezes é possível recuperar os dados em caso de avaria, no entanto, nem sempre temos essa sorte. Tendo em conta que não conseguimos controlar este tipo de problema, o mais seguro é realizar backups dos arquivos guardados nos aparelhos eletrónicos.
  4. Erro humano: É raro acontecer, no entanto, por vezes enganamo-nos e acabamos por apagar ou alterar os dados do sistema. Para que este erro não comprometa todo o seu negócio, deve realizar cópias de segurança de toda a informação importante que tem guardada nos seus dispositivos eletrónicos.


Se quer saber como fazer o backup dos dados que se encontram no software da Magnisoft, visite este artigo do nosso blog, ou veja este vídeo do nosso canal do Youtube.

Agora que sabe, não se esqueça de fazer o backup dos arquivos guardados nos seus dispositivos eletrónicos com regularidade, para não correr riscos desnecessários de os vir a perder.


Juntos somos + eficientes!