Instalação em rede do OranGest

Instalação em rede do OranGest
  • Tutoriais

Vamos então configurar o OranGest em rede, neste caso, em 2 postos, um servidor e outro posto de cliente. No posto ‘servidor’, instalar o OranGest como Servidor, e clicar em seguinte para proceder à instalação:


No posto que vai funcionar como servidor temos de instalar o Firebird (motor de base de dados SQL usado pelo OranGest). Basta aceder ao nosso website em http://www.magnisoft.pt, e na parte dos 'downloads' descarregar o Firebird (32 ou 64 bits, conforme a versão do Windows, ou para Linux). 

De seguida, vamos ter de partilhar a pasta ‘ORANGEST12 BASIC’.

Para isso, abrimos o explorador de ficheiros do Windows, e colocamos o rato em cima dessa pasta, clicamos no botão do lado direito do rato e escolhemos a opção ‘Propriedades’:


É apresentada uma janela com as propriedades da pasta. Escolha o separador ‘Partilhar’ e depois clique no botão ‘Partilha Avançada’


Na janela apresentada, partilhamos a pasta e damos permissões a todos os utilizadores, clicando no botão ‘Permissões’, tal como mostra a imagem anterior, à direita.


Depois de dadas todas as permissões aos utilizadores clicamos em ‘Aplicar’ e depois em ‘OK’. 

O nome da partilha ficou 'Orangest12 BASIC'. Anote depois o nome do computador que irá ser o servidor. Neste exemplo, o nome do computador é ‘HELPDESK4’. 

Deste modo, o caminho de rede para a pasta é '\\HELPDESK4\Orangest12 BASIC'.

No outro posto, o qual vai aceder à base de dados do servidor, devemos instalar o OranGest como posto de rede:


Neste posto é necessário configurar o ficheiro ‘orangest.ini’, o qual se encontra na pasta de instalação do OranGest.

Este ficheiro tem o seguinte conteúdo:

[OranGest] 
Server_Name= 
Server_Path= 
Server_Linux=0 
Server_Comum=1 
Server_CharSet= 
Server_Share=

[BackOffice] 
EMPRESA= 
TERMINAL=1

[FrontOffice]
EMPRESA= 
TERMINAL=1

Para que este posto consiga aceder à base de dados do servidor, devemos configurá-lo do seguinte modo:

[OranGest] 
Server_Name=HELPDESK4 
Server_Path= C:\Program Files\Magnisoft\Orangest12 BASIC\Databases 
Server_Linux=0 
Server_Comum=1 
Server_CharSet= 
Server_Share=\\HELPDESK4\ORANGEST12 BASIC 

[BackOffice] 
EMPRESA= 
TERMINAL=1 

[FrontOffice]
EMPRESA= 
TERMINAL=1


Com esta configuração, o posto de rede deverá conseguir aceder às bases de dados do OranGest, no servidor. Se pretender adicionar mais um posto basta instalar o OranGest como ‘Posto de Rede’, e alterar o ficheiro orangest.ini com os mesmos dados.

Em alguns computadores a pasta de instalação poderá ser:

C:\Program Files (x86) \Magnisoft\Orangest12 BASIC (neste caso será esta pasta para o ‘Server Path’, acrescida da pasta ‘\databases’, tal como mostra o exemplo acima).


NOTA: por vezes, o Firewall do Windows, no servidor, poderá estar a bloquear os acessos ao Firebird (motor de base de dados do OranGest, no servidor). Sendo este o caso, devemos configurar o Firewall para permitir todo o tráfego de rede para o Firebird e para a porta 3050.


Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Obrigado.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt