O que é o Ficheiro SAF-T?

O que é o Ficheiro SAF-T?

O ficheiro SAF-T pode ser uma grande surpresa para aqueles que estão a iniciar um negócio pela primeira vez. De forma sucinta, a Magnisoft explica e desmistifica um pouco o que é o ficheiro SAF-T ou SAF-PT.

O ficheiro SAF-T, é um documento digital em formato XML que reúne toda a informação fiscal e contabilística de um negócio referente a um período de tempo específico e pré-determinado pela Autoridade Tributária.

 O nome tem como origem a abreviatura da sua denominação em inglês “Standard Audit File for Tax Purposes - Portuguese version” e é uma norma criada pela Portaria nº 321-A/2007.

A comunicação dos documentos relevantes para a contabilidade e guias de transporte à Autoridade Tributária (AT) é uma obrigação de qualquer empresa que pratique atividade comercial, industrial ou agrícola em Portugal.

Um dos métodos para a entrega desses documentos é precisamente o método SAF-T, o qual consiste no envio do ficheiro SAF-T à AT todos os meses. Para o ano de 2019, é possível fazer a entrega do documento até o dia 15 do mês seguinte, sendo que, em 2020, a entrega deverá ser feita até o dia 10 do mês seguinte.

Além disso, existem 2 categorias de ficheiro SAF-T: há o SAF-T de contabilidade  e o SAF-T de faturação.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest.

Saiba mais em www.Magnisoft.pt