Como exportar o inventário para a Autoridade Tributária no OranGest

Como exportar o inventário para a Autoridade Tributária no OranGest
  • Legislação

Como exportar o inventário para a Autoridade Tributária no OranGest


Antes de fazer a exportação deverá primeiro confirmar que tem no stock as quantidades certas, caso necessite de fazer alguma correção deverá recorrer aos documentos de Inventário.


A exportação será realizada no formato CSV ou XML, conforme as indicações do Manual de Integração de Software da Autoridade Tributária. Tem como base os artigos cuja classe de stock está identificada conforme a tabela de classificação da Autoridade Tributária que está no separador ‘Principal’ na ficha de Artigo do OranGest.


São apenas exportados os campos conforme indicados pela Autoridade Tributária, ou seja: ‘Tipo de Produto’, ‘Identificador do Produto’, ‘Descrição do Produto’, ‘Código do Produto’, ‘Quantidade’, ‘Unidade de Medida’ e ‘Valor’. Nesta ficha técnica vai ser demonstrado, passo a passo, como realizar a exportação do ficheiro. A descrição é acompanhada de imagens. 


Exportação de Inventário de Existências à Autoridade Tributária:


1 - Para realizar a exportação do Inventário deverá ir a ‘Exploração’ (1) → ‘Artigos’ (2) → ‘Informação de Stocks(3) → ’Listagem de Histórico de Stock de Artigos’ (4);


2 - Indique o Ano e Mês (1) pretendidos e clicar no botão ‘Acções’ (2) → ‘Recalcular o Histórico de Stock(3) (O recalculo será realizado até o último dia do mês que indicar).


3 - O programa vai apresentar a mensagem ‘Este processo pode demorar, quer mesmo avançar?’, se escolher ‘Sim’, a listagem será recalculada. Deverá, de seguida, filtrar a listagem para que esta apresente apenas os artigos com stock maior que 0 (zero), conforme indica a imagem seguinte:

Carregue na seta '>' em 'Stock' (1) → selecione a opção '> é maior que' (2) → coloque o número '0'


4 – Agora pode exportar o inventário para o formato CSV (para isso aceda a ‘Exportar’ (1) → ‘Exportar para Inventário (CSV)’) (2) ou XML (‘Exportar’ → ‘Exportar para Inventário (XML)’) (3).


5 – Dê um nome ao ficheiro e guarde na pasta pretendida.


6 – Após exportar o ficheiro pode comunicar o inventário diretamente no Portal da Autoridade Tributária. Inicie sessão e vá a ‘A Minha Área’ → ‘Todos os Serviços’ → ‘Inventários’ → ‘Enviar Ficheiro.


Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Obrigado.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt