O nosso blog

Qual é a diferença entre Nota de Crédito e Nota de Devolução?

Qual é a diferença entre Nota de Crédito e Nota de Devolução?

  • Geral

Tanto as notas de crédito como as notas de devolução foram criadas com o mesmo objetivo, retificar faturas que já tenham sido emitidas, no entanto, e apesar destes documentos serem fiscalmente equivalentes, devem ser utilizados em situações distintas.


O que é uma nota de crédito?

A nota de crédito é um documento utilizado com o objetivo de retificar faturas que já tenham sido emitidas através da anulação total ou parcial das mesmas.


Em que situações se deve emitir uma nota de crédito?

Tendo esta definição em mente, a nota de crédito pode ser emitida em três situações distintas:

1. Quando é realizada uma troca: Para se realizar uma troca deve ser emitida uma nota de crédito referente ao artigo devolvido, juntamente com a emissão de uma nova fatura referente ao produto substituto.

2. Quando é feita uma devolução sem que seja restituído o valor ao cliente: Nesta situação deve ser emitida uma nota de crédito que fica registada na conta corrente do cliente a seu favor, podendo ser deduzido numa compra futura

3. Quando o preenchimento da fatura tem algum erro: Se uma fatura for preenchida e emitida com erros, esta tem de ser anulada. Para tal acontecer é necessário emitir uma nota de crédito no valor total da fatura com o erro. Em seguida basta emitir uma nova fatura com a informação retificada.


O que é uma nota de devolução?

A nota de devolução é um documento idêntico à nota de crédito, no entanto, em vez do valor devolvido ser creditado na conta corrente do cliente para ser deduzido numa futura compra, o valor é devolvido diretamente ao cliente, seja em numerário ou vale.


Resumo

Em resumo, reforçamos que a nota de devolução deve ser utilizada apenas quando é realizada uma devolução do dinheiro ao cliente, em numerário ou vale. Em qualquer outra situação, como creditar o valor na conta corrente do cliente, deve-se recorrer à nota de crédito.

Agora que já sabe a diferença entre uma nota de crédito e uma nota de devolução e em que situações devem ser utilizadas, visite o nosso canal do YouTube e descubra como pode emitir estes documentos através do OranGest, ou clique no link em seguida.

Nota de crédito e nota de devolução - OranGest - YouTube


Esperamos que este artigo seja útil para o seu negócio!

Juntos somos + Eficientes!


Também poderá gostar:

Deduzir valor numa Nota de Crédito no OranGest (magnisoft.pt)

Deduções de Adiantamentos através de “Nota de Crédito” no OranGest (magnisoft.pt)


Categorias


Tags