Como comunicar as séries de faturação à AT

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Como comunicar as séries de faturação com o software de gestão?
O procedimento de comunicar as séries de faturação em Portugal é realizado com a versão 23 do OranGest. Para realizar a configuração e comunicar as séries de faturação por webservice, deve criar ou atualizar um utilizador no Portal da Autoridade Tributária (AT) e atribuir permissão para comunicar as séries.
1. CONFIGURAR UTILIZADOR NO PORTAL AT:
1.1. No portal das Finanças efetue o login e siga as instruções;
1.2. No menu lateral selecione a opção Todos os Serviços.
1.3. Na área Autenticação de Contribuintes selecione a opção Gestão de Utilizadores;
1.4. Clique no botão Criar um Novo Utilizador ou, no utilizador já existente, Opções > Alterar Dados;
1.5. Complete os campos necessários, marque a opção WSE – Comunicação e Gestão de séries por Webservice e clique em Submeter.
2. CONFIGURAR CREDENCIAIS PARA COMUNICAÇÃO NO ORANGEST:
2.1. No OranGest, vá a SISTEMA > Definições Gerais, separador Geral;
2.2. Clique em Alterar;
2.3. Em Credenciais do WebService da AT, insira os dados do portal da AT nos campos Utilizador e Password e clique em Guardar;
3. FAZER A COMUNICAÇÃO AUTOMÁTICA DAS SÉRIES:
3.1. Aceda ao menu MANUTENÇÃO > Registo de Séries de Faturação;
3.2. Escolha atentamente:
3.2.1. As séries de faturação a comunicar em Séries de Faturação Existentes;
3.2.2. Os tipos de documentos a comunicar em Tipos de Documentos Válidos para Registo;
3.2.3. O Ano fiscal no campo Ano;
3.2.4. O numerador inicial para os documentos no campo Numerador Inicial;
3.2.5. A data inicial para a emissão do primeiro documento em Data Inicial.
3.3. Por fim clique em Registar Séries. O programa irá fazer a comunicação de forma automática de todas as séires. Aguarde a conclusão;
3.4. Pode consultar a SÉRIE AT, o CÓDIGO AT e o ESTADO nos respetivos campos em Séries de Faturação a registar/registadas. A comunicação é concluída com sucesso quando houver valor para os campos SÉRIE AT e CÓDIGO AT e o ESTADO for "Ativa".