Como fazer uma avença no OranGest

Como fazer uma avença no OranGest
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Na prestação de serviços técnicos com acordo de faturação mensal de um valor sempre idêntico, é possível calendarizar uma Faturação automática ao Cliente. Neste caso, precisamos fazer uma avença. Para isso precisamos de fazer:

1 - Em “Sistema>Configuração de Documentos”, criar um novo tipo de documento, que pode ter como base a “Proposta a Cliente”. Para realizar esta operação deverá procurar o documento “Proposta a Cliente” na lista de “Todos os Documentos”, clique duas vezes para abrir o tipo de documento. Carregue no botão “Duplicar Registo” e responda sim a mensagem “Quer mesmo duplicar este registo?”. Atribua o código “AV”, por exemplo e na descrição coloque “Avenças a Cliente”;


2 - Escolha a opção “VENDAS->Diversos” e selecione o documento que criou anteriormente. Introduza os dados, nomeadamente o código do cliente, só para ficar como matriz, e nas linhas indique os códigos de artigo/serviços a Faturar e os respetivos valores. Conclua o documento; 


3 - No menu ‘SISTEMA->Ficha de Avenças’ crie a(s) avença(s) conforme a necessidade. Indique a data do primeiro processamento, a periodicidade da Avença e a Validade (ou sem validade caso seja sem termo). Selecione depois o documento gerado no Ponto 2. Caso finalize a avença é só editar a configuração da Avença e selecionar “Inativa?”;


4 - No separador “Clientes Destino” indique quais os clientes a faturar a avença. Caso algum cliente cancele a avença é só retirá-lo desta lista.


5 - Quando pretender, é só ir a “Utilitários->Faturação Automática->Faturação de Avenças”, e irá aparecer o quadro com as avenças a faturar, carregar em “Faturar Todos” ou, depois de selecionar as linhas, carregar em “Faturar Selecionados”. Caso não apareçam dados verifique o campo “Data do Próximo Processamento” na ficha da Avença;

Nessa janela pode escolher qual o documento de facturação, e se pretende fechar os documentos criados.


6 - No fim do processo o separador “Documentos Criados” abre e aparecem todas as Faturas criadas para imprimir ou enviar por email.

Se pretender ter avenças com valores diferentes, terá de criar um documento para cada uma, como é mostrado no passo 2 e, configurar uma nova ficha de Avença baseada nesse documento, tal como mostra o passo 3.


Esta funcionalidade não está presente na versão EASY.


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