Como fazer adiantamentos no Orangest

Como fazer adiantamentos no Orangest
  • Tutoriais

É possível fazer um adiantamento no OranGest? Sim pode e de forma muito simples. Quando um cliente quer adiantar um pagamento de uma encomenda, no valor total ou fracionado, já é possível fazê-lo de forma rápida e simples. 

Em primeiro lugar, precisamos criar um novo artigo, com um código de fácil memorização e com uma pequena descrição, como, por exemplo, “adiantamento”. Muito bem! Vamos ver como em apenas 5 passos podemos fazer um adiantamento:

1. No campo 'Classe SAFT' escolhemos a opção 'Outros;

2. No campo 'Tipo de Artigo' escolhemos a opção 'Outros';

3. Escolhemos o IVA para o adiantamento, que por norma, é 23%;

4. Desativamos a opção 'Movimenta Stocks?', para que o artigo não movimente nenhum stock.

5. Guardamos o artigo.

De seguida vamos a 'SISTEMA -> Definições Gerais'. No separador da esquerda escolhemos a opção 'Artigos'. Nessa mesma janela, mais em baixo, temos a parte dos Adiantamentos.

Escolhemos o artigo de adiantamento que criámos anteriormente, no campo 'Artigo de Adiantamento'.

Quando fizermos uma fatura de um cliente e inserirmos o artigo de adiantamento, automaticamente o programa sabe que a fatura é um adiantamento, e já não deixa inserir mais nenhum artigo.

Mais tarde, quando emitirmos uma fatura com aquele cliente, e a concluirmos, o programa vai perguntar o seguinte: 'Este cliente tem adiantamentos! Quer deduzi-los neste documento?’

O valor a deduzir poderá ser o total do adiantamento caso a nova Fatura seja de montante igual ou superior. Se o montante for inferior, pode deduzir ao adiantamento o valor da nova Fatura.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt