O nosso blog

O backup na nuvem

  • Dicas

Bom, já falado sobre a importância das cópias de segurança aqui neste post e, chegou a hora de falarmos um pouco mais sobre um dos métodos de backup mencionados. Vamos falar do backup em cloud ou, na nuvem, numa tradução literal da palavra.

O backup na nuvem é um serviço em que todos os dados e aplicativos nos servidores da empresa sejam armazenados num servidor remoto. Algumas empresas optam por fazer o backup na nuvem para que os arquivos e os dados estejam disponíveis rapidamente, no caso de uma falha no sistema, indisponibilidade ou desastres naturais.

Com um backup na nuvem é muito mais fácil recuperar qualquer arquivo que possa ter sido apagado ou até mesmo restaurar um servidor inteiro muito mais rapidamente. Por que optar por um backup na nuvem? Vamos listar 4 boas razões para isso!

- Protecção mais completa;

- Rápida recuperação de dados;

- Recuperação de desastre confiável;

- Flexibilidade de armazenamento.

Existem diversas empresas que oferecem este tipo de serviço, como por exemplo o Google Drive, o OneDrive e o Dropbox e que, com o passar dos anos, esse serviço tem se tornado um ponto chave para ter um negócio + eficiente. Esta não é a única solução de backup, em breve iremos falar um pouco mais sobre outros tipos de serviços! Fiquem atentos e até breve!