Como criar artigos compostos no OranGest

Como criar artigos compostos no OranGest
  • Tutoriais

Como criar artigos compostos no OranGest.

Num artigo composto, o preço do artigo composto é a soma dos preços dos seus artigos componentes, independentemente se esse artigo tiver algum preço diferente definido na sua ficha de artigo.

Os artigos componentes não podem ter IVA’s diferentes. Os artigos componentes não são discriminados na fatura do cliente (exceto no OranGestVET - e sem os valores na impressão). Caso os preços dos artigos componentes se alterem, o preço do artigo composto mantém-se (pode sempre alterar o seu preço na gestão de artigos compostos).

Para configurar um artigo composto no software OranGest, basta criar um novo artigo e preencher o campo ‘Tipo de Composto’ com o valor ‘Artigo Composto’. Depois, escolher se o artigo movimenta stock ou não.


A seguir, para adicionar os artigos componentes deste artigo, escolha a opção ‘STOCKS' → 'Gestão de Artigos Compostos’, escolha o artigo que criou anteriormente e depois escolha quais os artigos que vão fazer parte do artigo composto. Para tal basta clicar no botão ‘Inserir Artigo’, e escolher quais os artigos que irão compor o artigo composto:


Pode definir as quantidades e os preços para cada artigo componente.

No caso dos preços, defina um para cada artigo, e no fim, clique no botão ‘Aplicar Preços ao Composto’, para que o programa calcule de forma automática o preço do artigo composto. Será este preço que vai constar na ficha do artigo composto, e aquele que vai aparecer no documento de venda.

No campo ‘TIPO DE PREÇO’ tem várias opções. Pode definir como preço de cada artigo o Preço de Custo, o Preço de Compra ou um dos vários Preços de Venda (desde que definidos na ficha de cada artigo). Para além desses, tem mais duas opções que podem interessar:

Não definido: o artigo fica sem preço (preço igual a 0). –

Preço indicado: indique manualmente nesta grelha qual o preço do artigo (pode querer que o preço do artigo vendido no composto seja diferente do preço quando vendido individualmente. Neste caso pode também configurar vários Preços de Venda na ficha do artigo, e escolher nesta grelha qual o utilizado.


NOTA: se os artigos componentes tiverem algum desconto associado ao seu preço (na ficha do artigo), esse desconto não é incluído no preço do artigo composto.


Depois de tudo finalizado, clique no botão ‘Aplicar Preços ao Composto’ – este procedimento vai aplicar como preço do artigo composto, a soma dos preços dos artigos componentes e irá alterar o preço na ficha do artigo composto.

Caso altere os preços dos artigos componentes, e pretenda que essa alteração se reflita no preço do artigo composto, terá de ir à 'Gestão de Artigos Compostos' e clicar no botão ‘Aplicar Preços ao Composto’, para que o preço do composto se altere em conformidade.

Quando emitir uma fatura, basta escolher esse artigo composto (os artigos compostos aparecem com a cor verde). Apenas surgirá na fatura o artigo composto. Os artigos componentes não são discriminados (exceto no OranGestVET onde são discriminados no ecrã, mas na impressão aparecem sem os valores).

Se os artigos componentes estiverem configurados para movimentar stock, cada vez que vender o artigo composto, o stock de cada artigo componente será movimentado com a quantidade definida para cada artigo componente, na gestão de artigos compostos.

Quando emitir um documento de venda e escolher aquele artigo, poderá comprovar que o total do documento é a soma dos preços (c/ IVA) de todos os seus componentes:


Impressão do documento, apareçam sem os valores


No documento impresso, no OranGest VET:


Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Obrigado.

Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt