Artigos Agregados no OranGest

Artigos Agregados no OranGest
  • Tutoriais

Como criar artigos agregados

Num artigo agregado, o preço do artigo agregado é a soma do seu preço mais os preços dos artigos componentes. O artigo agregado pode ter preço igual a 0 (zero). Os artigos componentes podem ter IVA’s diferentes. Os artigos componentes são discriminados na fatura do cliente.

Para configurar um artigo agregado, basta criar um novo artigo e preencher o campo ‘Tipo de Composto’ com o valor ‘Artigo Agregado’. Pode depois escolher se o artigo movimenta stock (normalmente não movimenta stock), ou não, e qual o seu preço, se for esse o caso.


Depois, para adicionar os artigos componentes deste artigo, escolha a opção ‘STOCKS → Gestão de Artigos Compostos’, escolha o artigo que criou anteriormente:


Depois, tem de escolher quais os artigos que vão fazer parte do artigo agregado. Para tal basta clicar no botão ‘Inserir Artigo’, e escolher os artigos que irão compor o artigo agregado.


Pode definir as quantidades e os preços para cada artigo componente.

No campo ‘TIPO DE PREÇO’ tem várias opções. Pode definir como preço de cada artigo o Preço de Custo, o Preço de Compra ou um dos vários Preços de Venda (desde que definidos na ficha de cada artigo). Para além desses, tem ainda mais duas opções:

— Não definido: o artigo vai aparecer sem preço na fatura. Terá de escolher o preço na altura;

— Preço indicado: indique manualmente nesta grelha qual o preço do artigo, (poderá querer que o artigo tenha um preço diferente ser for vendido no agregado).

Se escolher como preço um dos vários Preços de Venda (configurados na ficha de cada artigo), e se esse preço tiver algum desconto associado, esse desconto será contemplado aquando da emissão da fatura.

Depois de tudo finalizado, clique no botão ‘Sair’. (Pode clicar no botão ‘Aplicar Preços ao Composto’, caso assim o pretenda – este procedimento vai alterar o preço na ficha do artigo agregado com a soma dos preços dos artigos componentes).

Quando emitir uma fatura, e escolher esse artigo agregado (os artigos agregados e os artigos compostos aparecem com a cor verde), serão automaticamente adicionados à fatura os artigos componentes:


Repare que o último artigo aparece com um desconto de 100% (configurado na sua própria ficha de artigo). Deste modo, o preço do artigo agregado (na fatura) é a soma dos preços dos artigos componentes. Se o artigo agregado também tiver o seu próprio preço, será também incluído na soma.

Se os artigos componentes estiverem configurados para movimentar stock, cada vez que vender o artigo agregado, o stock de cada artigo componente será movimentado com a quantidade definida para cada artigo componente, na gestão de artigos compostos.


Nota: só disponível nas versões PRO, ELITE e VET.


Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Obrigado.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt