Agrupar campos nas listagens em grelha no OranGest

Agrupar campos nas listagens em grelha no OranGest
  • Tutoriais

Nas diversas listagens em grelha, no OranGest (artigos, clientes, fornecedores, etc.), temos a possibilidade de visualizar a informação de uma forma diferente do normal.

Por exemplo, vamos agrupar a grelha com a lista de artigos pelas Famílias.

Aceda a ‘STOCKS' → 'Lista de Artigos’. Clique no botão ‘Modo Avançado’, tal como mostra a imagem seguinte:


Com este modo ativado, vão surgir na grelha novos elementos/informação.


Tem a opção de agrupar por uma coluna arrastando essa coluna com o rato para a área com o texto ‘Arraste uma coluna para aqui para agrupar por essa coluna’. Pode verificar também que aparecem os totais das colunas com valores de quantidades ou monetários.

Vamos então agrupar esta listagem pela 1.ª Família ('NOME da 1ª FAMÍLIA'), arrastando com o rato essa coluna para essa área:


Podemos verificar que a apresentação da grelha mudou. Dentro de cada grupo (a cinzento na imagem), estão todos os artigos pertencentes a essa família. Se quisermos visualizar toda a informação, basta clicar no botão ‘Expandir grupos’, e serão apresentados todos os artigos, em cada grupo. Para voltar à forma inicial, clique no botão ‘Contrair grupos’. Para visualizar apenas os artigos de uma determinada família, clique na pequena seta, antes do nome da família.


Caso pretenda, pode agrupar por mais de uma coluna (subgrupos). Vamos agora, dentro da 1ª Família, sub agrupar pela 2ª Família. Para isso basta arrastar a coluna ‘NOME DA 2ª FAMÍLIA’ para ficar ao lado da coluna ‘NOME DA 1ª FAMÍLIA’, na área dos grupos.


Podemos verificar que a listagem fica agora do seguinte modo:


Caso pretenda, pode guardar esta listagem (vista), para mais tarde poder novamente consultá-la. Para isso clique no botão ‘Guardar Vista’. Dê um nome a essa vista e clique depois no botão ‘Guardar’.


Para carregar a vista mais tarde, clique em ‘Vistas Guardadas’.


Esperamos que estas informações tenham sido úteis. Obrigado.


Simplifique a Gestão da sua empresa com o software OranGest

Saiba mais em www.Magnisoft.pt