O nosso blog

5 tendências na gestão de empresas em 2020

  • Dicas


5 tendências na gestão de empresas em 2020

No mundo dos negócios é difícil acompanhar as mudanças que acontecem a cada minuto em todo o mundo, pois somos bombardeados com uma quantidade enorme de informações e dados. Se não soubermos lidar com isso seremos engolidos pelo mercado que está cada vez mais competitivo. Mas, há uma saída: antecipar-se. Conhecer as tendências que vão marcar a gestão de empresas em 2020 é uma estratégia fundamental para destacar-se neste ano.


1.      Business Intelligence

Um termo que certamente ouvir-se-á muito por aí este ano de 2020 é o Business Intelligence. É uma estratégia que já está em aplicação na maioria das empresas com visão de futuro e que tende a tornar-se ainda mais sólida com o decorrer dos anos. O termo Business Intelligence (BI), que pode ser traduzido como “inteligência de negócios” ou “inteligência empresarial”, resume-se a uma série de mecanismos que visam reunir, agrupar, organizar e recolher dados que são essenciais para o crescimento do negócio. Basicamente, o BI é capaz de reunir e listar um grande volume de informações, tornando-as acessíveis a qualquer hora e a qualquer momento. São informações que facilitam a tomada de decisões e que trazem muito mais segurança na rotina empresarial. É importante entender que o BI não aborda somente a parte comercial, mas destaca também a importância de todos os setores para o bom funcionamento da empresa. Através do BI os dados são recolhidos e organizados para dar uma visão do todo, permitindo escolher quais as melhores estratégias a serem adotadas em determinadas áreas. Assim, a gestão de empresas torna-se mais assertiva nas suas tomadas de decisão, e a organização como um todo cresce de forma sólida ao longo do tempo.


2.      Trabalho colaborativo

Tão importante quanto organizar e padronizar as informações é tornar o trabalho cada vez mais colaborativo. Ou seja, quanto maior a colaboração dentro de uma empresa, mais a empresa se vai destacar no mercado, desenvolvendo uma diferença competitiva importantíssima no mundo atual. Neste ano de 2020 selecionar funções continuará a ser uma estratégia. E ainda será mais necessário a figura de um líder, de um orientador até mais que em épocas anteriores. Mas para isso é fundamental também incentivar os membros de uma equipa a partilhar as suas sugestões, opiniões, ao trabalhar em conjunto com o objetivo de atingir um resultado comum.


3.      Investimento em automatização

Outra tendência para a gestão de empresas em 2020 é o investimento em automatizações que tornem determinada atividade mais fácil, rápida e eficaz para todos os envolvidos, especialmente para os seus clientes. Nesse cenário, é preciso citar os softwares de gestão como sendo alguns dos elementos mais importantes para o crescimento da sua empresa, e que com certeza fará uma grande diferença na qualidade da gestão, na assertividade das tomadas de decisão e, consequentemente, na obtenção dos resultados desejados.


4.      Centralização dos serviços no cliente

Se o atendimento ao cliente é um dos pontos cruciais, quando se pergunta o que há de mais importante numa empresa, a resposta tem que ser unânime: o cliente! Absolutamente tudo o que se faz e pretende fazer é para trazer uma experiência nova e satisfatória ao seu público-alvo. Por isso mesmo a centralização dos serviços no que diz respeito à gestão de empresas em 2020 estará toda voltada para o cliente. A ideia é proporcionar experiências cada vez melhores, de modo que o cliente se sinta satisfeito e volte sempre. Para isso, é preciso estar a par de todas as novidades do marketing, acompanhar a jornada de compra e criar estratégias para que o cliente se sinta confortável e acolhido em todas as etapas. O uso de métricas e dados para fazer contato com aquele cliente inativo, e estratégias de fidelização também serão muito bem-vindas.


5.      Novas capacidades para novos profissionais

Hoje, o mundo dos negócios está muito mais exigente do que em qualquer outra época. Ter um bom currículo é apenas um dos requisitos mínimos para conquistar um bom emprego. Neste sentido, uma das tendências para este ano de 2020 é a proatividade. A gestão de empresas deste ano exigirá ainda mais que os profissionais apresentem traços de autonomia e disponibilidade, que não esperem receber ordens, mas que se antecipem. Além da proatividade, a tendência é que os profissionais possuam um conjunto de habilidades que envolvem a criatividade, a motivação, o pensamento estratégico e crítico, a capacidade de inovar, a inteligência emocional e a autenticidade. Essas habilidades remetem a outra tendência: a de autogestão e da produtividade. O mercado está-se a adaptar a esse novo tipo de profissional, e para uma boa gestão de empresas é necessário incentivar que todos possam ser líderes de si mesmo na empresa. Ou seja, a ideia é conseguir contar com uma equipa preparada para atuar de maneira independente, não dependendo sempre de demandas, ou ordens e delegações de tarefas. A confiança será a base desse relacionamento.

 

software OranGest, desenvolvido pela Magnisoft, ajuda diariamente milhares de empresas a aumentar a sua produtividade e gestão económica. ✅


Esperemos que tenha gostado do nosso artigo e fique atento para mais novidades!

Votos de Negócios + Eficientes