O nosso blog

5 dicas para um teletrabalho mais eficiente

5 dicas para um teletrabalho mais eficiente

  • Dicas

O teletrabalho vai ser novamente uma realidade a partir do próximo dia 26 de dezembro e, por isso, a Magnisoft partilha consigo cinco dicas importantes para que o trabalho remoto seja + eficiente:


1.      Não altere as rotinas de trabalho presencial: Seguir uma rotina semelhante à que tem quando trabalha presencialmente é fulcral para que a produtividade continue a estar presente no teletrabalho. Evite trabalhar com a roupa de dormir ou acordar pouco tempo antes de dar início à atividade laboral. Tomar o pequeno-almoço e ter tempo para se arranjar são também aspetos que deve manter na sua rotina, caso contrário irá sentir-se mais disperso e com menos vontade de trabalhar.

2.      Encontre um local onde consiga trabalhar sem distrações: A nossa casa é um local propenso a distrações quando se fala em teletrabalho, por isso é necessário estabelecer algumas regras e descobrir um local calmo, silencioso e que contenha apenas os objetos necessários. Ter o telemóvel por perto é um dos erros mais comuns. Coloque-o longe de si e desligue a internet para que não tenha a tendência de se dispersar do que realmente importa. Antes de começar a trabalhar relembre a sua família de que o vai fazer e peça-lhes para não o interromperem. Não misture o trabalho com as lides domésticas, definir um determinado tempo para cada tarefa é o ideal, caso contrário será mais difícil concentrar-se.

3.      Defina objetivos possíveis de concretizar: Definir objetivos sempre foi um aspeto importante para uma empresa atingir os resultados pretendidos, no entanto, é também uma boa forma de motivar os trabalhadores. Se a sua maior dificuldade perante o teletrabalho se prende com a falta de motivação, este é um passo que não pode dispensar. Contudo deve ter em atenção o tipo de objetivos que delimita, pois devem ser concretizáveis, caso contrário irá sentir-se desmotivado e sem vontade de trabalhar.

4.      Permaneça em contacto com colegas de trabalho: O contacto entre colegas de trabalho é fulcral para que a prestação da empresa não seja afetada negativamente enquanto estamos em teletrabalho. Se a falta de comunicação é algo que pode prejudicar a atividade da empresa enquanto o trabalho é presencial, se este for remoto, poderá mesmo comprometer o negócio. Para além disso, o contacto é a melhor forma de coordenação entre a equipa, sendo por isso indispensável para aumentar a produtividade e, consequentemente, alcançar os objetivos definidos.

5.      Não se esqueça de fazer pequenas pausas estratégicas: Tal como no trabalho presencial, também no teletrabalho é importante incluir pequenas pausas na sua rotina. Por vezes, quando trabalhamos sozinhos, temos a tendência de trabalhar horas a fio sem parar, pois, achamos que é mais produtivo. No entanto, acontece exatamente o contrário, acabamos por ficar mais stressados e, consequentemente, distraímo-nos com mais facilidade, tornando o trabalho mais moroso. Assim sendo, fazer pequenas pausas estratégicas é imprescindível para manter a produtividade.

A equipa da Magnisoft espera que estas dicas sejam úteis e que o seu negócio continue eficiente neste tempo de teletrabalho.