10 Obstáculos a equipas de alta performance

10 Obstáculos a equipas de alta performance
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Conheça 10 obstáculos que equipas de alta performance atravessam no aumento da sua produtividade e crescimento:


Equipas de alta performance desempenham um papel crucial no aumento da produtividade e crescimento organizacional, tendo em vista obter melhores resultados. Os membros das equipas de alta performance, em circunstâncias normais, desfrutam de uma excelente química que é demonstrada por meio das suas ações, resultados de trabalho, relacionamento profissional e objetivos comuns que pretendem alcançar. Os pilares fundamentais de uma equipa de alta performance são a confiança mútua, comunicação aberta e uma abordagem colaborativa. Na ausência de um sistema, estrutura, liderança, as equipas de alta performance não conseguirão obter os melhores resultados propostos. Vamos analisar alguns dos problemas que as equipas de alto desempenho geralmente enfrentam:


1.      Falhas na resolução de problemas ou na descoberta de soluções rápidas

A incapacidade dos membros da equipa de fornecer uma solução rápida para vários problemas resulta na falta de produtividade e mau desempenho. Os membros da equipa podem ter dificuldades com disputas individuais, conflitos de função, e diferenças em vários assuntos da política da organização, que devem ser abordados em tempo útil com soluções eficazes.


2.      Falta de confiança

O sucesso das equipas de alta performance depende muito da partilha de confiança que os membros da equipa têm um do outro e do seu funcionamento colaborativo. A falta de confiança pode ser uma grande barreira no caminho para o sucesso das equipas de alta performance, pois os membros deixarão de trabalhar para um único objetivo e darão importância às preocupações individuais. Na falta de confiança, a eficiência, produtividade, e qualidade serão os principais fatores afetados.


3.      Problemas de relacionamento

Um mau relacionamento interpessoal entre os membros da equipa pode representar uma grande ameaça ou desafio ao desempenho bem-sucedido das equipas de alto desempenho. Os membros devem priorizar o bem-estar geral da equipa.


4.      Problemas de liderança

Na ausência de uma liderança capaz, o desempenho dos membros da equipa sofrerá. Os líderes desempenham o papel de formadores de opinião e devem ser o exemplo para os restantes elementos fornecendo a orientação estratégica e estabelecendo uma visão de conformidade e motivação no trabalho.


5.      Ausência ou valores essenciais mal definidos

Os valores essenciais são os padrões de conduta predefinidos para os indivíduos dentro de uma organização. Esses são os princípios destacados ou a estrutura orientadora que influencia o comportamento dos membros da equipa e as suas ações diárias. A administração deve impor os valores principais, alinhando-os com o sistema de gestão de desempenho e avaliação.


6.      Sistema de gestão de desempenho e estrutura de incentivo ineficientemente projetados

Métricas de gestão de desempenho mal projetadas e implementadas e, na ausência de uma estrutura de incentivo adequada, os membros da equipa não terão motivação para oferecer o melhor e consequentemente entrar em concorrência prejudicial internamente com os colegas. Um incentivo insuficiente pode levar a consequências não tão desejáveis, não apenas para os membros da equipa, mas também originará conflitos internos na organização.


7.      Ambiguidade da função

Na ausência de clareza de função entre os membros da equipa, ocorrerão conflitos que acabarão por impedir o desempenho geral das equipas de alto desempenho.


8.      Política

As equipas de alta performance sofrem devido às políticas internas e decisões injustas que são implementadas como resultado da pressão indevida dos líderes e membros da equipa com interesses pessoais. Quando a política anula o bom senso ou a tomada de decisão justa, as equipas de alto desempenho tendem a sofrer.


9.      Má comunicação ou falta de troca adequada de diálogos

Os membros das equipas de alta performance devem trabalhar em colaboração e concentrar-se no alcance de um objetivo comum. As suas funções são tão interdependentes que, sem uma coordenação adequada ou interação regular entre os membros da equipa, os membros deixarão de realizar os objetivos de negócios propostos.


10.   Ausência de uma estrutura de feedback adequada

O feedback construtivo facilita a melhoria do desempenho e ajuda os membros da equipa a superar as suas limitações e melhorar continuamente o trabalho. O feedback atua como a estrutura orientadora para que os membros da equipa tenham melhor desempenho, aprendam com os seus erros e evitem esses mesmos erros no futuro. Na ausência de uma estrutura de feedback eficaz, as equipas falharão em fornecer os melhores resultados possíveis. 


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